Por Eloisa Bueno Stipp – Nutricionista do Núcleo Dra. Fernanda Nathalia
A Páscoa está se aproximando e você tem medo de se permitir comer chocolate por medo de engordar?
Calma!
Primeiramente quero lembrar que o chocolate é um alimento muito doce e delicioso, que dá uma sensação refrescante ao cérebro e está associado a diversos festivais ao redor do mundo. Além disso, o chocolate é feito de cacau e pesquisas mostram que tanto o cacau quanto o chocolate de qualidade proporcionam benefícios à saúde, graças aos antioxidantes e flavonoides, e também contribuem para melhorar o humor. Não é incrível?
Uma alimentação consciente e equilibrada só lhe trará felicidade e muita saúde. Comer um pedaço de chocolate quando tiver vontade não fará você ganhar 5 quilos de uma só vez.
Relaxa!
“Mas Dra. Eloisa, eu realmente sinto vontade o dia todo, todos os dias!” Nesse caso, quero que você pense como está sua relação com o chocolate, pois se você não tiver uma relação tranquila com esse doce “proibido” provavelmente irá comê-lo e provavelmente acabar cometendo exageros.
Agora, ao se permitir comer quando tem vontade, saboreando, sem culpa, aos poucos o cérebro se ajusta e entende que não precisa acabar com todo o chocolate de uma só vez, já que comeu ontem e poderá comer amanhã (ou na semana que vem, quem sabe). É natural que ao se permitir comer um determinado alimento, o desejo de comê-lo diminua.
Bom, depois de tudo que contei, que tal relaxar e aproveitar o seu tempo?
E lembre-se, a Páscoa não é só sobre chocolate! É tradição que todos possam saborear receitas de peixe cozido ou grelhado com tomate, pimentão, batata, azeite… Hum, que delícia! Por exemplo, na França, as pessoas costumam preparar um delicioso prato de cordeiro com a família neste dia especial. E olha, pode comer todas essas coisas sem se preocupar – procure prestar atenção à sua fome, saciedade e comer em paz.
Preste atenção em decorar uma mesa bonita, conversar e aproveitar o tempo.
E, para aqueles que têm crianças em casa, saiba que todas elas têm o direito de escolherem qual ovo de Páscoa querem. É comum crianças que estão acima do peso ganharem ovo fit, diet ou light… Se atente apenas para os excessos.
Para quem ganha muitos ovos e acumula em casa, uma dica é fracionar os doces em porções de 30g, e comer durante a semana/mês ou que tal repensar e sugerir outros tipos de presentes e/ou brincadeiras que tenham como foco a diversão e a criatividade? Talvez conversar com as crianças e pensar em doar para ajudar quem precisa?
Pense nisso!
Dra. Eloisa Stipp – Nutricionista
0 comentário